quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Aposta de Pascal atualizada

por Alberto Ronconi


Vamos traduzir a Aposta de Pascal para a realidade atual.

Suponhamos dois mundos possíveis:

A) a vida inteligente na Terra foi criada unicamente a partir da sopa primordial de aminoácidos sujeitos a descargas elétricas, sendo a evolução natural da matéria bruta. Nossa consciência é a resposta da evolução aleatória para a busca da perpetuação. Nascemos, crescemos, alguns somos felizes e outros não, alguns aprendemos as leis da física, da economia e da psicologia e outros ficamos ignorantes para sempre. Se nossa existência não parece fazer sentido, procriamos, na esperança de que a dos descendentes faça. Quando a vida física cessar, todos os conhecimentos, emoções e experiências internos que tivemos serão para sempre apagados - obviamente permanece o que nós modificamos no mundo. Nossa consciência sumirá para todo o sempre, e para nós não haverá diferença se fomos bons ou maus, realizados ou frustrados, conhecedores dos meandros da vida ou absolutamente vegetativos. Embora pudéssemos ter deixado um legado para a humanidade, o aproveitamento dele seria nulo, pois os que ficaram também desapareceriam no breu eterno após de uma curta existência estéril. Qual a vida ideal a levar neste mundo? Mesmo nele a vida pode ser um jogo de soma positiva. Se tivemos mais alegrias que sofrimentos, mais bem estar que mal estar, se nossos esforços foram como um todo recompensados, valeu a pena viver. Sendo assim, podem estar certos os que preferem abundância de prazeres gastronômicos, ou uma overdose de sexo, ou ainda o constante torpor causado por substância psicotrópicas leves.

B) quando nossa vida física cessar, uma parte de nós continuará viva e consciente disso, carregando consigo as experiências (e talvez boas e más ações) realizadas. Se isso acontece, significa que durante a vida fomos um ser imaterial presente em um corpo material. Aparentemente nada impede que no futuro esse ser imaterial habite outros corpos materiais. O que importa é que todo o conhecimento adquirido durante a vida (ou pelo menos a essência dele) de alguma forma continua com esse ser imaterial, que terá subido um degrau da existência durante a vida física que acabou. Há que se supor que o ser imaterial viverá para sempre, caso contrário redundamos na hipótese A. Qual a vida ideal a levar neste mundo? A busca pelo conhecimento, por habilidades, por experiências construtivas, por ser útil aos semelhantes, mesmo que à custa de esforços intensos e privações dos prazeres físicos.

Agora vamos supor que a probabilidade do mundo A ser o verdadeiro seja de 99,9% e a do mundo B ser o correto seja de 0,1%. De que maneira vale a pena viver, conforme o indicado para mundo A ou B?

Caso o mundo A seja o correto, o benefício será 0, não importa a forma como vivemos, já que seremos destruídos e a vida que levamos não fará qualquer diferença na eternidade.
benefício   =   99,9 % x 0   +   0,1 % x 0   =   0

Se o mundo B for o verdadeiro, o benefício será 0 se vivermos de acordo com o mundo A (pois desperdiçamos a vida com prazeres mundanos e não evoluímos nada), ou então um número positivo, como por exemplo 1, se vivermos de acordo com o mundo B.
benefício   =   99,9 % x 0   +   0,1 % x 1   =   0,1%

Desta forma, não importa o quanto seja pequena a probabilidade do mundo B ser o verdadeiro, desde que seja maior que zero, vale a pena vivermos como se estivéssemos no mundo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário