domingo, 13 de maio de 2012

Prazo para corrigir defeitos


Quanto tempo temos para corrigir nossas maiores deficiências psicológicas, aquelas que nos acompanham desde criança e que nos impedem de desabrocharmos?

Se há vida após a morte, podemos nos dar ao luxo de trabalhar minuciosamente cada característica negativa, atuando em todas as suas ramificações, de forma a vencê-la definitivamente. Por exemplo, podemos dedicar 10 anos para o egoísmo, 10 para a timidez e 10 para a falta de foco. Assim na outra vida resolveremos os problemas restantes, até que num tempo remoto para a frente estaremos livres para amar, criar e compreender o mundo como seres evoluídos.

Se não há vida após a morte, não há tempo a perder. É necessário trabalhar em todas as frentes ao mesmo tempo, minimizando a influência das deficiências de forma expressa e pragmática. O importante seria amar, criar e compreender o mundo desde já, com as ferramentas que temos, ainda que de forma incompleta. Feliz daquele que conseguir, aos trancos e barrancos, mesmo com a ajuda de macetes e atalhos, avançar o máximo possível no tempo que possui.

Não é possível deixar de registrar uma possibilidade muito interessante. Vai que viveremos após a morte, mas as coisas fora feitas para não termos consciência de tal fato, de forma a buscarmos aproveitar todo o tempo possível em prol do próprio aperfeiçoamento, sem as costumeiras postergações típicas do tempo de sobra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário